Manaus, Quarta, 26 de fevereiro de 2020
Segunda, 09 de Outubro de 2017, 13h41
PDI e PPI UEA 2017-2021 já estão disponíveis para consulta
A proposta de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade do Estado do Amazonas pela Administração Superior da Instituição teve início em abril de 2016 e surgiu de uma demanda concreta, motivada pelo término do PDI e PPI 2012 a 2016. Ao se iniciarem as discussões sobre qual processo adotar para a elaboração, optou-se pela designação das Comissões Temáticas como forma de tornar mais efetiva a participação de docentes, técnicos e discentes.
Neste sentido, houve instauração da Comissão Central, Comissão Executiva e Comissões Temáticas do PDI/PPI, cujos trabalhos foram direcionados para o mapeamento e descrição das ações institucionais desenvolvidas nos últimos 5 (cinco) anos de funcionamento da Universidade, assim como para realização de consultas junto às unidades acadêmicas, visando estabelecer as metas e futuros desafios.
A construção coletiva desses dois documentos apresentou-se, então, como oportunidade de mobilização da capacidade com que a UEA contava, apoiada em uma significativa experiência potencializada com o emprego de metodologias e práticas de planejamento e de gestão pública. Durante o período de elaboração, merecem destaque as etapas de sensibilização e da Consulta Pública, esta realizada pela Comissão Executiva, e que constou aplicada no período de 17/10/2016 a 04/11/2016 junto à comunidade acadêmica da UEA (docentes, discentes e técnicos), obtendo satisfatória participação, refletida nos 3.140 questionários recebidos, cujas avaliações e comentários subsidiaram também a proposição das diretrizes e objetivos estratégicos, assim como as linhas de ação para o período de 2017 a 2021;
O processo de construção do PDI foi estruturado sobre sete eixos estratégicos que se constituíram de informações que se entrelaçam no cotidiano da Instituição e que oferecem os focos de análise e decisão. Para cada eixo foi constituído uma comissão de trabalho com a responsabilidade de preparar os subsídios necessários à reflexão da comunidade, tais como informações, parâmetros e fundamentos teóricos, conhecimentos e experiências acumuladas na Universidade e fora dela.
As comissões também visaram propor e conduzir discussões utilizando procedimentos por meio de métodos, instrumentos e ferramentas que permitissem a captação e processamento de diferentes contribuições. Por fim, tiveram a responsabilidade de sistematizar as propostas recolhidas nas diferentes estratégias utilizadas, considerando que a sistematização das contribuições decorrentes das comissões temáticas sobre cada um dos aspectos e nos diversos momentos de interação entre eles buscou consolidar um raciocínio integrado em relação à Instituição. Juntas, as peças do quebra-cabeça formaram um quadro articulado do qual foram extraídos os princípios, diretrizes gerais e específicas para o desenvolvimento da instituição.
Por fim, o PDI/PPI UEA 2017 a 2021 surge como resultado destas tratativas articuladas, que contou inclusive com fundamental parceria da Editora Universitária, Assessoria de Comunicação (ASCOM) e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), no processo de divulgação, assim como apoio das Comissões Temáticas no desenvolvimento dos seus respectivos relatórios e submissão à Comissão Executiva, composta por membros da Pró-Reitoria de Planejamento, em meados de outubro de 2016. O esforço empreendido na elaboração desses instrumentos serão blindados a partir do momento em que essas ações forem executadas e monitoradas sistematicamente.
O PDI e PPI UEA foram aprovados pelo Conselho Universitário durante reunião realizada em 1º de setembro deste ano.